Dia Internacional do Biodiesel: conheça mais sobre esse combustível

Dia Internacional do Biodiesel | Volvo na Estrada

Você sabia que dia 10 de agosto é o Dia Internacional do Biodiesel? Muitas pessoas já ouviram falar sobre esse combustível, mas não sabem exatamente como ele é e o que faz dele menos poluente.
Conhecido como “combustível ecológico”, o biodiesel é produzido a partir de fontes limpas e renováveis: óleos vegetais (de soja e algodão, por exemplo) e gordura animal. Sendo assim, ele é uma opção natural e menos poluente, uma vez que sua combustão libera índices de poluição muito inferiores em relação a combustíveis fósseis. Ele vive atualmente seu momento de aprimoramento e destaque, mas a ideia de criar uma alternativa diferente para combustíveis comuns começou a ser pensada em meados dos anos 70.
O processo usado para transformar a matéria-prima em biodiesel se chama transesterificação, que é a reação do óleo/gordura com etanol (proveniente da cana-de-açúcar) ou metanol. Esse processo também pode gerar glicerina, utilizada nas indústrias de limpeza e cosméticos. O biocombustível pode ser utilizado em carros e em qualquer veículo que aceite diesel comum, como caminhões e ônibus.
A Volvo já lançou ônibus movidos a 100% biodiesel, diesel de cana, gás e também o famoso ônibus híbrido, que utiliza biodiesel e eletricidade e já integra o dia a dia da sociedade brasileira. Os ônibus híbridos fazem parte da primeira geração de veículos com eletrificação e baixa emissão de poluentes da Volvo, enquanto a segunda é a de elétrico híbridos – já em testes no transporte público de Curitiba – e a terceira geração contempla os ônibus 100% elétricos que estão em fase de testes na Europa.
Com essa evolução, firmamos ainda mais nosso compromisso com o meio ambiente e com a melhora da qualidade de vida de motoristas, cobradores e passageiros do transporte público.

 

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não necessariamente representam o posicionamento da Volvo.