Com 50% menos acidentes, biarticulados Volvo lideram renovação do BRT de Curitiba em 2019

Biarticulados Volvo: Redução de Acidentes em Curitiba | Mobilidade Volvo

Com ajuda da nossa tecnologia, Curitiba reduziu pela metade as colisões no corredor norte de seu BRT no período de um ano. Assim, mantemos a liderança com 70% de participação na frota de articulados e biarticulados na cidade.

Avançando na renovação da frota de ônibus, a capital paranaense conta com mais um grande lote de 65 veículos para atender as linhas troncais, alimentadoras, interbairros e radiais. Os novos ônibus receberam financiamento por meio da Volvo Financial Services, nosso braço financeiro.

“Curitiba é a sede da Volvo na América Latina. Há 40 anos produzimos aqui o primeiro veículo da marca no Brasil, um chassi de ônibus. Desde então, Estamos muito honrados em termos sido novamente escolhidos como o principal fornecedor de ônibus pesados pelas empresas que operam o transporte coletivo da cidade”, declara Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses na América Latina.

 

Mais conectados e seguros

Com os novos ônibus, a conectividade e a segurança ficam ainda maiores. O Controle Automático de Velocidade Volvo controla as operações em regiões mais movimentadas, utilizando recursos de conectividade para reduzir automaticamente a velocidade ao passar por locais de risco, como escolas, hospitais e dentro de terminais.

De acordo com André Trombini, diretor de estratégia de negócios e produtos da Volvo Buses na América Latina, o recurso, que é exclusivo da marca nos biarticulados, apresentou resultados muito positivos. “No eixo norte do BRT, onde esses veículos circulam, em um ano houve redução de 50% nas colisões com automóveis”, assegura.

Além da alta tecnologia dos veículos, o gerente de manutenção da Auto Viação Redentor, José Travain, afirma que houve diversas ações de treinamento para os motoristas no último ano, focando na direção segura e em outras medidas para reduzir acidentes.

 

Fábrica dobrou a produção

O novo negócio em Curitiba reflete o bom momento que estamos vivendo no mercado de ônibus. Em 2018, nossas entregas cresceram em 114% no segmento de pesados (ônibus acima de 17 toneladas). Em 2019, tivemos um aumento de 128% no primeiro trimestre, comparando com o mesmo período do ano anterior.

“Para atender a todos esses pedidos dobramos a produção de chassis em nossa fábrica de Curitiba. Estamos trabalhando com capacidade máxima em um turno, fato inédito nos anos recentes”, assegura Fabiano Todeschini.

 

Volvo aumentou a capacidade do BRT

Referência em transporte público no país, Curitiba criou, ainda nos anos 70, o conceito de vias exclusivas para ônibus expressos, terminais de transbordo e linhas alimentadoras, com pagamento único e integrado. “Nos anos 80, os articulados Volvo aumentaram a capacidade do sistema, que foi ainda mais reforçada com a chegada dos biarticulados da marca em 92”, afirma Marco Portes, gerente regional de ônibus Volvo.

Atualmente, 1,3 milhão de passageiros se locomovem com os ônibus da grande Curitiba diariamente. “A Volvo criou o primeiro biarticulado comercialmente viável do mundo para Curitiba. E até hoje nossos ônibus de grande capacidade são a base do BRT da cidade. A grande disponibilidade operacional dos nossos veículos, projetados especialmente para esse tipo de sistema, explica nossa liderança de participação na frota de alta capacidade da capital”, argumenta Portes.

Nós somos líderes absolutos em BRT na América Latina, com mais de 50% de participação em frotas de ônibus articulados e biarticulados no continente. Além de Curitiba, operamos com sucesso em metrópoles como Bogotá, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Cidade da Guatemala, San Salvador, Quito, Cidade do México, Guayaquil, Manaus, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Cali, Bucaramanga e Santiago.

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