A visão Zero Acidentes busca zerar os acidentes com veículos do Grupo Volvo

Visão Zero Acidentes: Zerar Acidentes com Veículos Volvo | Mobilidade Volvo

A visão Zero Acidentes, lançada pelo Grupo Volvo na Europa em 2012, e adotada no Brasil em 2014, tem como ideal de futuro zerar o número de acidentes envolvendo veículos do grupo. Com base no pressuposto de que a perda de vidas é inaceitável, é considerada uma filosofia para o planejamento de ações de segurança viária de longo prazo.

“É uma meta visionária, bastante ousada e desafiadora. Porém, as mudanças são conquistadas a partir de grandes desafios. A Volvo tem a segurança em seu DNA e com este ideal, reforça o compromisso da marca, não só em produzir os veículos mais seguros do mercado, mas também de mobilizar e engajar o setor de transportes para ser protagonista para a redução de acidentes”, afirma Solange Fusco, diretora de Comunicação Corporativa do Grupo Volvo América Latina.

No Brasil, as ações da visão Zero Acidentes estão sendo desenvolvidas pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), que focou suas ações no transporte comercial. Para atingir esta meta, o programa está desenvolvendo uma série de ações para engajar os concessionários da marca, clientes, transportadores, funcionários, fornecedores, governo e a sociedade na visão de Zero Acidentes.

“Sozinhos, não temos como avançar. Para buscar o Zero Acidentes precisamos somar esforços, engajar as empresas e entidades do setor de transporte de carga e passageiros nesta meta, para juntos encontrarmos soluções que aumentem a segurança no transporte comercial”, argumenta Anaelse Oliveira, responsável pelo PVST.

Para engajar os públicos estratégicos o PVST está promovendo, desde 2014, debates sobre os desafios do transporte comercial, publicando materiais que ajudem a planejar e desenvolver ações que reduzam os acidentes nas rodovias; além de programas de capacitação de motoristas como o Transformar, que desenvolve comportamentos seguros por meio do gerenciamento de riscos.

 

Zero Acidentes

A Visão Zero é um posicionamento de segurança no trânsito aprovado pelo Parlamento Sueco em outubro de 1997, segundo o qual ninguém será morto ou ferido gravemente em acidentes de trânsito. Trata-se de uma visão estratégica de longo prazo. Além de estratégica, é uma atitude ética perante a sociedade, pois o princípio da Visão Zero é que, apesar de todo o desenvolvimento tecnológico dos veículos, o homem continuará a cometer erros no trânsito, mas não pode pagar por eles com sua própria vida. A Suécia, apesar de ter um pequeno percentual de fatalidades no trânsito, já reduziu em mais de 50% o número de mortos e espera chegar à zero, ou muito próximo disso, em 10 anos.