Ônibus elétricos Volvo servem como bibliotecas móveis em Gotemburgo

Bibliotecas Móveis Elétricas de Gotemburgo | Mobilidade Volvo

Bibliotecas móveis elétricas? Provavelmente as primeiras do mundo com esse aspecto começarão a rodar em Gotemburgo, na Suécia, no próximo verão. A parceria se dá entre a Biblioteca Municipal de Gotemburgo e os ônibus elétricos silenciosos com zero emissões da Volvo, que funcionarão como bibliotecas itinerantes pela cidade.

Atualmente, Gotemburgo tem duas bibliotecas móveis operando dentro e ao redor da cidade, visitando cerca de 70 paradas e 110 pré-escolas. E mais dois novos ônibus Volvo totalmente elétricos já foram adquiridos, programados para substituir as bibliotecas móveis existentes em julho de 2020.

As novas bibliotecas móveis terão um apelo mais claro para crianças e famílias, com foco em experiência e leitura. Isto será claramente visto nos móveis interiores, que além das estantes de livros, acomodarão lugares para crianças e adultos.

"Estamos ansiosos para mais uma vez ter bibliotecas móveis no verão de 2020, permitindo-nos visitar todas as crianças - incluindo aquelas que vivem ou frequentam a pré-escola na zona verde da cidade de Gotemburgo. Escolhemos os ônibus elétricos para garantir essa possibilidade durante toda a vida útil dos veículos, que não é inferior a 12 anos”, diz Anette Eliasson, gerente setorial do Departamento Cultural do Município de Gotemburgo.

A manutenção dos veículos e baterias dos ônibus elétricos Volvo 7900 estará a cargo da Volvo. Os ônibus elétricos têm uma capacidade de bateria de 250 kWh e são carregados usando um cabo CCS, consumindo 80% menos energia do que um ônibus a diesel Euro 6 correspondente.

Além de Gotemburgo, os ônibus elétricos Volvo foram vendidos recentemente para outras cidades na Suécia, como Kungsbacka, Malmö e Uddevalla. As vendas dos  ônibus elétricos da Volvo também incluem cidades na Dinamarca, Grã-Bretanha, Luxemburgo, Holanda, Noruega e Polônia.

Quer saber mais novidades? Continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais: Facebook | Instagram