NTU e Volvo lançam primeiro ônibus autônomo elétrico do mundo

Volvo Lança o Primeiro Ônibus Autonomo Elétrico do Mundo | Mobilidade Volvo

A Nanyang Technological University de Singapura (NTU Singapore) e a Volvo Buses lançaram o primeiro ônibus elétrico autônomo de tamanho completo do mundo. O ônibus tem 12 metros de comprimento, capacidade total próxima a 80 passageiros e fornece uma operação silenciosa com zero emissão de poluentes. Além disso, ele demanda 80% menos energia que um ônibus a diesel de tamanho equivalente.

Este é um marco importante tanto para a Volvo quanto para a NTU, que criou uma parceria com a Land Transport Authority (LTA) para desenvolver e conduzir testes de ônibus autônomos para rotas fixas e serviços programados. Essa parceria havia sido anunciada em outubro de 2016.

O ônibus elétrico Volvo 7900 é equipado com vários sensores e controles de navegação, gerenciados por um grande sistema de inteligência artificial (IA). Garantindo a máxima segurança e confiabilidade, o sistema de IA também é protegido por medidas eletrônicas de segurança que são líderes do setor para evitar qualquer problema. Além disso, o veículo é o primeiro que passou por rodadas preliminares de testes rigorosos no CETRAN - Centro de Excelência para Teste e Pesquisa de Veículos Autônomos da universidade.

Criado em conjunto pela NTU, LTA e JTC, o CETRAN é um centro dedicado à pesquisa e teste de veículos autônomos. Ele reproduz vários elementos das ruas de Singapura, como sinais de trânsito, múltiplas paradas de ônibus e travessias de pedestres, além de condições tropicais, como dirigir em meio a fortes chuvas e estradas parcialmente inundadas. Esses testes comprovam ainda mais o compromisso da Volvo Buses em oferecer soluções primordialmente seguras.

Subra Suresh, professor da NTU, contou que “este ônibus elétrico totalmente autônomo terá um papel importante na definição do futuro do transporte público, que será seguro, eficiente, confiável e confortável para todos os passageiros. Ele será testado em breve no NTU Smart Campus, que tem sido o lar de várias inovações, como se fosse um lar de teste para tecnologias que afetam a condição humana e a qualidade de vida.”

“Este projeto não envolve apenas ciência, tecnologia e IA de ponta, mas também é um excelente exemplo de parceria entre academia, indústria e agências governamentais na transformação de pesquisa em produtos e serviços para o benefício da comunidade”, completa Subra Suresh.

Håkan Agnevall, presidente da Volvo Buses, também se mostrou positivo: “estamos muito orgulhosos de apresentar nosso ônibus elétrico com tecnologia de condução autônoma. Representa um grande marco para a indústria e é um passo importante para a nossa visão de cidades mais limpas, seguras e inteligentes. A jornada rumo à autonomia total é, sem dúvida, complexa, e nossa valiosa parceria com a NTU e a LTA é fundamental para concretizar esse objetivo, assim como nosso compromisso de sempre manter a segurança em primeiro lugar”.

Para continuar acompanhando todas as novidades e inovações Volvo ao redor do mundo, fique de olho em nosso blog e nas redes sociais: Facebook | Instagram