Conheça os pontos de ônibus com paineis de energia solar

Painéis de Energia Solar em Pontos de Ônibus | Mobilidade Volvo

A energia solar vem se tornando cada vez mais popular no Brasil. Atualmente, é possível ver o uso de painéis solares em projetos tanto residenciais, de pequeno e médio porte, quanto em construções grandes, como estádios de futebol.

Uma possibilidade que vem sendo realizada em cidades como Amsterdam, Miami e Paris é o uso de painéis de energia solar no teto de pontos de ônibus. A solução foi implementada recentemente em Santa Catarina e está tendo resultados positivos.

O projeto testado consiste não apenas na instalação de placas solares, mas também na construção de um ponto de ônibus em aço e madeira plástica, com um teto verde. Dessa maneira, a energia retida pelos painéis é usada no mecanismo de  irrigação das plantas, na iluminação do jardim e, também, para alimentar as tomadas USB disponíveis para carregar celulares. Já a água usada para regar as plantas, vem do reservatório de água da chuva, instalado em uma das colunas do ponto de ônibus. A solução ainda prevê um bicicletário e uma placa com a lista de linhas de transporte que passam naquele ponto.

Iniciativas como essa causam um impacto não apenas para os usuários de transporte público, mas para toda a população. Você conhece algum projeto como esse? Conte para a gente!

E para continuar acessando as novidades do universo da mobilidade urbana, acompanhe os posts do blog e as nossas redes sociais: Facebook | Instagram

 

 
 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não necessariamente representam o posicionamento da Volvo.