Como o motorista pode ajudar na segurança do transporte coletivo

Motoristas de Transporte Coletivo podem ajudar na Segurança | Mobilidade Volvo

De acordo com o programa Volvo de Segurança no Trânsito, as principais causas dos acidentes envolvendo ônibus são a falta de atenção e de uma distância segura do veículo da frente. Por isso, é necessário que o motorista tome cuidados simples que vão garantir a sua segurança, dos passageiros e dos demais veículos na pista. Confira algumas dicas:

 

Faça um check-up geral antes de sair
Antes de dar a partida, verifique as condições do veículo, bem como dos equipamentos obrigatórios como extintor, chave de roda, macaco, triângulo e estepe, além da validade do licenciamento e da habilitação. Veja também se a manutenção preventiva está em dia.


Atenção redobrada no trânsito

É comum que, com os anos de prática dirigindo, fiquemos acostumados com as manobras repetitivas do dia a dia no trânsito.  Porém essa confiança não deve se refletir em descuido. Por exemplo, você deve estar sempre com as mãos no volante, evitando tirá-las para outras coisas fora a troca de marchas. Caso ocorra algum imprevisto, você vai poder manobrar de forma rápida para prevenir algum acidente.

Se precisar do smartphone para utilizar GPS ou apps de localização, defina o destino antes de começar a dirigir para não ficar mexendo no mesmo enquanto está no trânsito. Importante: o dispositivo utilizado para acessar o GPS, de acordo com a legislação, deve estar fixado ao para-brisa.

 

Cuide do seu bem-estar

Motoristas do transporte coletivo geralmente passam muitas horas dirigindo. Por isso, é recomendado que criem uma postura positiva e estejam bem dispostos física e emocionalmente para evitar desgastes. Assim, deve-se respeitar os limites do corpo, nunca dirigir com sono, sob efeito de álcool ou enquanto estiver fazendo uso de medicamentos que possam comprometer a segurança nas vias. Até porque, condutores cansados, com dores ou problemas familiares, estão mais sujeitos a cometer erros.

Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais: Facebook | Instagram 

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não representam o posicionamento da Volvo.