Dicas para realizar o descarte correto de óleo automotivo

Dicas Importantes para Descarte de Óleo | Mobilidade Volvo

Todos sabemos a importância de trocar o óleo do motor do nosso automóvel, seja ele um caminhão, ônibus, moto, carro ou qualquer outro veículo motorizado. Esse é um processo importante também para máquinas industriais movidas a motor, como tratores. Mas você já pensou sobre para onde vai o óleo que já foi usado? Esse é um ponto extremamente importante, pois o descarte incorreto pode causar problemas tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana.

Apesar de contaminado depois de cumprir seu papel com o motor, o óleo pode, sim, ser reutilizado. Por isso, o destino ideal deve ser o refino. Entretanto, até chegar onde esse processo ocorre, é dever dos motoristas escolher um local confiável que atenda à legislação ambiental para entregar o óleo usado.

Em sua grande maioria, os revendedores do produto, como postos de combustível e oficinas mecânicas, dão o destino correto ao material. Quem faz a avaliação dos locais e os autoriza a coletar o óleo é a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por isso, informe-se se o local é realmente regulamentado para realizar esse serviço ou não.

Antes de analisar e escolher quem vai receber o óleo para realizar o descarte correto, não esqueça de armazená-lo com segurança para evitar que ele se misture com outras substâncias ou contamine o meio ambiente.

Quer ficar por dentro das melhores dicas e novidades? Continue acompanhando o blog e nos siga nas redes sociais: Facebook | Instagram

 

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não necessariamente representam o posicionamento da Volvo.