Confira alguns requisitos úteis para a implantação do BRT

Confira alguns requisitos úteis para a implantação do BRT | Mobilidade Volvo

Os BRTs (Bus Rapid Transit), conhecidos no Brasil como sistemas organizados de transporte coletivo urbano, são uma solução que contribui para a melhoria da mobilidade e da qualidade de vida em cidades com mais de 300 mil habitantes.  Porém, para que o sistema seja realmente eficiente, precisa ser implementado em sua totalidade.

Quando o BRT é implementado da forma correta, os passageiros fazem viagens mais rápidas, seguras, e com maior conforto. Para as cidades, a grande vantagem é a rapidez de sua implementação; maior viabilidade econômica, pois o investimento necessário é menor que o de outros modelos de transporte. Outra vantagem é que oferece um menor custo por passageiro transportado, mantém as tarifas acessíveis e não exige pesados subsídios do governo.

Um sistema de BRT completo e eficiente reúne algumas condições como: vias exclusivas para ônibus, pré-pagamento de tarifas, estações segregadas que permitam embarque e desembarque no mesmo nível do passageiro, ônibus de grande capacidade, grande número de portas amplas e motoristas bem preparados. É importante também que o sistema seja gerenciado por um Centro de Controle Operacional (CCO) para garantir a qualidade, pontualidade e a segurança da operação.

Para alcançar a excelência, um BRT requer ainda plataformas de embarque e desembarque que permitam a parada de vários ônibus simultaneamente, viagens diretas e semi-diretas aos principais destinos, eliminação dos cruzamentos, vias segregadas que permitam a ultrapassagem, sistemas de segurança por vídeo e informação em tempo real dos horários dos ônibus para os passageiros.

VANGUARDA

A Volvo foi pioneira no desenvolvimento de ônibus para BRTs nos anos 70 e, desde então, a empresa  possui a liderança e o prestigio neste segmento na America Latina.

CAPACIDADE DE TRANSPORTE DOS ÔNIBUS VOLVO

Comprimento:

Articulados até 21m

Biarticulados até 28m.

Capacidade de passageiros:

Articulados: 180

Biarticulado: 270