Como o transporte público pode transformar a cidade?

Como o transporte público pode transformar a cidade? | Mobilidade Volvo

“UMA CIDADE DESENVOLVIDA NÃO É AQUELA ONDE OS POBRES ANDAM DE CARRO, MAS SIM AQUELA ONDE ATÉ OS MAIS RICOS ANDAM DE TRANSPORTE COLETIVO.”

 

Essa frase, dita pelo ex-prefeito de Bogotá, resume bem como o transporte público pode transformar um município: Mas para que os usuários do automóvel passem a utilizar também o ônibus como um meio de locomoção, alguns pontos fundamentais devem ser considerados:

  1. A forma mais simples é a organização adequada das linhas, com pontos de parada confortáveis, boa sinalização para usuários e controle da operação para evitar atrasos.
  2. Ter um sistema confortável e confiável que sirva adequadamente a todos é o principal passo para garantir que o ônibus seja um patrimônio da cidade, provando assim a qualidade de vida que ela oferece aos seus habitantes.

COMO ISSO PODE SER FEITO:

Em cidades maiores, os ônibus podem operar em corredores exclusivos de alta capacidade e qualidade, como em sistemas de trânsito rápido por ônibus – BRT (Bus Rapid Transit).

Mas o objetivo do BRT vai muito além de levar pessoas de um lugar ao outro. O sistema deve contribuir com o desenvolvimento urbano integrado, reduzindo o consumo de energia e a emissão de poluentes e promovendo a inclusão social.

Outra coisa a ser pensada é o estímulo ao comércio e serviços em toda sua extensão, pois isso reduz a necessidade de viagens ao centro da cidade. Por outro lado, aumenta a circulação de passageiros no BRT de forma a contribuir para que os custos da operação sejam distribuídos entre mais pessoas. Isso favorece a redução da tarifa e estimula ainda mais o uso do sistema.

Meios de transportes eficientes contribuem para reduzir o congestionamento dos grandes centros e tornam-se a base para um melhor crescimento econômico e sustentável das cidades. A melhor solução deve primar pela integração entre ônibus, trem, metrô, bicicleta e a opção de andar a pé. Combinadas, as modalidades de locomoção que atuam juntas na movimentação diária de pessoas podem garantir o seu direito de ir e vir, de uma forma cada vez mais sustentável.

 

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não necessariamente representam o posicionamento da Volvo.