Pensando em priorizar a capacidade de passageiros e a adaptação para transporte em plataformas, a Volvo é pioneira no desenvolvimento dos sistemas BRT (Bus Rapid Transit). Em versões articuladas ou biarticuladas, o modelo já é carro-chefe nas principais cidades do Brasil e do mundo.

Redução do tempo de viagem

Com uma solução BRT, as coisas acontecem instantaneamente. O tempo de viagem é reduzido (em até 50%) e a velocidade média aumenta para todos os tipos de tráfego no corredor. Isso ocorre porque o BRT reduz os congestionamentos. Uma quantidade significativa das pessoas que precisam se deslocar passam a escolher o BRT em vez dos carros particulares.

Barato e flexível

O BRT fornece alta capacidade por uma fração do custo em comparação com os sistemas ferroviários. Ele também oferece a possibilidade de começar com uma única linha, ou mesmo com a extensão de uma rota existente, para fornecer um período de experiência. E isso é feito rapidamente, pois o tempo de construção é muito menor do que o de sistemas de trem ou metrô.

Cidades mais limpas e seguras

Com menos carros nas ruas, a cidade melhora a qualidade do ar, reduz a poluição sonora e diminui o número de acidentes. As emissões por passageiros são reduzidas. Além disso, cada acidente de trânsito evitado representa uma vantagem imediata dos pontos de vista socioeconômico e humano. Mas isso é apenas o começo: a grande vantagem vem a longo prazo.

Uma sociedade avançada não é aquela em que os pobres usam carros, mas aquela em que os ricos usam transporte público.

Enrique Peñalosa

Mayor of Bogotá

Bus Rapid Transit

O QUE É O BUS RAPID TRANSIT?

Faixas exclusivas para ônibus

Faixas exclusivas para ônibus

Os ônibus BRT usam faixas exclusivas. Em alguns casos, essas faixas são duplas, o que permite o trânsito de linhas expressas na mesma rota. Com um trajeto livre à frente, é possível operar de modo confiável e pontual.

Ônibus de alta capacidade

Ônibus de alta capacidade

Os maiores ônibus BRT da Volvo comportam cerca de 300 passageiros, número comparável à capacidade de um jato 767 da Boeing. Nas rotas mais cheias, as partidas frequentes eliminam a necessidade de um quadro de horários, pois sempre há um ônibus no itinerário.

Tarifa pré-paga

Tarifa pré-paga

O pré-pagamento é um fator importante para a eficiência. Quando as portas amplas se abrem, o embarque e a saída dos passageiros ocorrem de forma ágil, e o tempo médio de parada do ônibus dura menos de 15 segundos.

Embarque em plataforma

Embarque em plataforma

Os sistemas BRT desenvolvidos usam plataformas que têm exatamente a mesma altura do piso do ônibus. O embarque é mais rápido para todos, particularmente para idosos e pessoas com deficiência.

Informações aos passageiros on-line

Informações aos passageiros on-line

Com um sistema de gerenciamento de tráfego, os passageiros sempre sabem o horário de chegada do ônibus. A mesma informação em tempo real é compartilhada pelos passageiros, pelos motoristas e pelo controle de tráfego.

Uma marca forte

Uma marca forte

A experiência mostra que os sistemas BRT são famosos. Em várias cidades, eles se tornam marcas fortes. A grande taxa de ocupação também contribui para a geração de boas oportunidades de negócios. O BRT pode ser lucrativo sem a necessidade de subsídio.

BRT: uma reposta ao desafio urbano

BRT: uma reposta ao desafio urbano

Veja o vídeo

INVESTIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO

A implementação do BRT é mais rápida do que qualquer outra alternativa comparável, tem custos menores e pode ser expandida e ajustada gradualmente. Os sistemas de trem e metrô causam um grande impacto por vários anos durante a construção e se tornam uma parte rígida da infraestrutura.

Bus Rapid Transit
Tráfego por trem de superfície
Metrô

BENEFÍCIOS SOCIOECONÔMICOS

Menos poluição

Menos poluição

O BRT contribui para uma melhor saúde pública. Contabilizadas por passageiros, as emissões são somente uma fração daquelas do transporte por carro. Com menos carros nas ruas, a qualidade do ar tem uma melhora sensível.

Melhor taxa de emprego

Melhor taxa de emprego

Uma mobilidade mais eficiente atrai todos os tipos de negócios, e novos empregos são gerados com a presença de mais empresas. Quando o transporte público funciona bem, novos empregos são criados em uma área maior.

Valorização imobiliária

Valorização imobiliária

A acessibilidade é um fator importante para o desenvolvimento imobiliário. As áreas mais facilmente acessadas se tornam mais atraentes, e há uma valorização do mercado imobiliário.

Menos acidentes

Menos acidentes

Com menos carros e congestionamentos reduzidos, o número de acidentes cai. Além do benefício direto da queda de lesões e de um menor impacto social, há um efeito permanente nos custos de tratamento médico da sociedade.

VOLVO – NO.1 IN BRT
Entre em Contato

Volvo Ônibus

Entre em Contato

Contato